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Orientações para Orientandos
[de Raymond (2000), em construção]
 Todo software bom começa com um esboço de algum incômodo pessoal do
desenvolvedor;
 Bons programadores sabem o que escrever. Ótimos programadores sabem o que
reescrever (e reutilizar);
 “Planeje para jogar fora; você vai jogar fora de qualquer jeito” (Fred Brooks,
“The Mythical Man-Month, Chapter 11);
 Se você tem o ponto de vista certo, problemas interessantes vão te encontrar;
 Quando você perde o interesse em um programa, sua última tarefa é entrega-lo
a um sucessor competente;
 Tratar seus usuários como co-desenvolvedores é a sua rota de menor trabalheira
para um rápido melhoramento de código e uma correção de erros efetiva;
 Divulgue cedo. Divulgue frequentemente. E ouça seus clientes;
 Com uma larga base de testadores beta e co-desenvolvedores, quase qualquer
problema vai ser rapidamente identificado e a solução será óbvia para alguém;
 Se você trata seus testadores beta como se eles fossem a sua fonte mais valiosa,
eles te responderão como se fossem sua fonte mais valiosa;
 O próximo melhor jeito de ter uma boa ideia é reconhecer boas ideias dos seus
usuários. Às vezes esse é o melhor jeito.
 Frequentemente, as soluções mais inovadoras e surpreendentes vêm da
percepção que seu conceito de problema estava errado;
 “Perfeição (no design) é atingida não quando não há mais nada para adicionar,
mas quando não há mais nada para tirar. ”
 Para resolver um problema interessante, começa encontrando um problema que
seja interessante para você.